Saber o que é o greenwashing vai te preparar para não cair em armadilhas maldosas de empresas ou iniciativas, por meio de marketing ou mesmo falsos selos de certificação.
A prática de promoção de um produto ou serviço com falsos argumentos ambientais ou mesmo mascarando ações que prejudicam o meio ambiente, com o intuito de disfarçar, é antiga e precisa ser combatida.
Este texto vai te explicar um pouco do assunto e te auxiliar a identificar o greenwashing e como não se deixar enganar por apelo ecológico falso. Confira!
O que é o greenwashing?
O termo greenwashing vem de lavagem verde, em inglês, e se refere a maquiagem verde, ou seja, tenta aparentar uma sustentabilidade falsa, sem base alguma.
O impacto disso é bem grande, já que é adotado, costumeiramente, por organizações de liderança e alta visibilidade, como bancos, empresas de serviços públicos e provedores de telecomunicações.
Alguns exemplos de greenwashing no Brasil acontecem quando empresas utilizam argumentos como contas sem papel, extratos e outras comunicações eletrônicas que salvam árvores e são melhores para o meio ambiente.
Muitas vezes para incentivar a opção por serviços eletrônicos.
Esse tipo de declaração se enquadra em greenwashing pela sua falta de especificidades, apoio de evidências científicas confiáveis e forte convicção de que se trata de uma verdade absoluta e inquestionável.
Confira alguns exemplos de afirmações enganosas e comumente utilizadas nestes casos:
- Não utilize papel, poupe árvores e ajude a salvar o planeta.
- Escolha opções digitais e proteja o meio ambiente.
- Opte por contas digitais e salve árvores.
- Não imprima, respeite o meio ambiente.
Como é feito o greenwashing?
Da mesma maneira que ocorre com o marketing, o greenwashing busca transmitir uma mensagem positiva de uma empresa e das atividades que ela realiza. Mesmo que disfarce ou mascare problemas provocados por ela.
Ou seja, passa para o público a ideia de uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la na prática.
Além disso, é comum o uso de rótulos, certificados ou propagandas que trazem dados sem base científica e testes comprovados.
O que é greenwashing empresarial?
O greenwashing empresarial acontece quando as instituições utilizam rótulos, certificados ou propagandas que levam o consumidor a acreditar na veracidade da informação.
Desta forma, trabalha com argumentos que digam que, ao comprar determinado produto, está contribuindo para a sustentabilidade ambiental, sendo que a marca tampouco adota alguma prática sustentável em seus processos.
É importante ressaltar ainda que a prática do greenwashing surgiu a partir da mudança de comportamento dos clientes, que demonstram maior preocupação com o meio ambiente, e que por isso mapeiam empresas com a mesma postura.
Ainda que o apelo ecológico não deva ser visto como um problema, já que ele se faz necessário nas mais diversas iniciativas, é fundamental reconhecer que ele vai além de questões econômicas, como a redução de gastos financeiros.
No Brasil, inclusive, as indústrias de base florestal, onde estão inclusos os fabricantes de celulose, papel, cartão e papelão, além de suprir uma demanda real e necessária de papel para vários nichos, há outros aspectos positivos.
Mais de 500.000 cidadãos são empregados diretamente neste segmento, correspondendo a um saldo na balança comercial de mais de 11 bilhões de dólares e quase 13 bilhões de reais em impostos arrecadados segundo dados de 2019.
E estes são apenas alguns dos pontos que devem ser observados quando se fala em boas práticas. Ou seja, nem só o impacto do material precisa ser considerado quando se fala em sustentabilidade, mas toda rede envolvida.
Como identificar e evitar o greenwashing
Seja por meio de campanhas maquiadas ou falsos selos, o greenwashing é uma prática que pode prejudicar profundamente trabalhos sérios e de fato comprometidos com a sustentabilidade.
Por isso, saber como identificar e evitar o greenwashing é uma forma de combatê-lo, seja denunciando empresas e demais iniciativas que se utilizam disso ou mesmo boicotando esse tipo de marca ou alertando outras pessoas.
Confira alguns sinais!
Atenção com os produtos que se dizem ambientalmente corretos sem especificar fatos ou dados que embasem essa informação, como cosméticos ditos veganos, mas não apresentam certificações do tipo ou composição.
Atente-se também a supervalorização de algumas práticas e oposição a outras, como o uso de copos descartáveis como forma de economizar água para a lavagem, ou marcas sustentáveis com histórico duvidoso.
Fique atento ainda com o uso de termos vagos ou amplos como sustentável e amigo do meio ambiente em embalagens, por exemplo. Mas que não explicita o envolvimento nesse tipo de causa.
Outro ponto que merece um olhar dedicado é sobre o apelo ambiental para alguns cuidados, como materiais com menos plástico, em detrimento de impactos maiores, como a própria geração de lixo pelo uso de descartáveis.
Embalagens com declarações ou informações que são simplesmente falsas ou tendenciosas, como o acompanhamento responsável da empresa que não é feito, ou informações que pouco informam, como substâncias não utilizadas.
Ondoolado: produtos certificados e que respeitam o meio ambiente
A Ondoolado é uma empresa que desenvolve produtos que visam a facilidades na rotina das pessoas, sem abrir mão da resistência, facilidade e praticidade de transporte e montagem.
A matéria-prima utilizada é 100% sustentável, certificada e com zero desperdício, porque acreditamos que é possível atender a demanda de cada um sem prejudicar o todo.
Conheça nossa linha completa de produtos de papelão para as mais diversas funcionalidades!