Iniciativas de economia circular são propostas com o intuito de acompanhar o movimento de mudança de comportamento dos consumidores e adaptar as empresas para seguir esse ritmo.
Inovação e consciência se juntam, estimulando a criação de soluções modernas e passíveis de reprodução.
O intuito é gerar lucro financeiro, mas sem o peso das consequências negativas às pessoas ou ao meio ambiente.
Este texto vai tratar sobre o que significa economia circular, seus benefícios e exemplos de iniciativas que deram certo, confira!
O que significa economia circular?
A economia circular colaborativa ou modelo circular econômico é o conceito do desenvolvimento de novos modelos de negócios e otimização de processos de fabricação que priorizem insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
Isso se dá por meio do uso de recursos naturais e com menor dependência de matéria-prima virgem.
Já que seus princípios são eliminação de resíduos e poluição, manutenção de produtos e materiais em uso, e a regeneração dos sistemas naturais.
Assim é mais fácil compreender qual é o objetivo da economia circular, que é, portanto, propor a utilização da matéria-prima até o seu esgotamento, ou seja, o estado em que não puder mais ser transformada, reutilizada ou reciclada.
Benefícios da economia circular
Como esse modelo econômico visa a utilização e valorização de produtos e matérias-primas, bem como a sua manutenção, durante o maior período possível no ciclo económico, há inúmeros benefícios a serem pontuados.
- Redução de custos
- Maior segurança quanto ao uso dos recursos naturais e sua disponibilidade
- Cumprimento de aspectos legais de forma geral
- Valorização Institucional da Marca
- Competitividade
- Aumento da competitividade e desenvolvimento econômico sustentável das empresas
- Estímulo ao crescimento econômico
- Maior espaço para inovação e tecnologia
- Criação de novos empregos
De acordo com dados divulgados no Portal Eco Nomia, cerca de 600 milhões de euros poderão ser gerados em poupanças líquidas às empresas da UE com medidas de prevenção dos resíduos e outras ações do tipo.
Além disso, 170.000 empregos diretos, aproximadamente, podem ser gerados no setor da gestão de resíduos, e um total de 2% a 4% dos gases de efeito de estufa poderão ser reduzidos anualmente.
Confira algumas iniciativas de economia circular
Dentro da proposta de economia circular, há inúmeros modelos de negócio sustentáveis e conscientes que vêm sendo praticados e se destacado no mercado, principalmente aos olhos do consumidor atento.
No Brasil há muitas empresas que investem em iniciativas de economia circular e se beneficiam com este conceito moderno. Confira algumas delas a seguir!
FairFone
A empresa FairFone, de origem holandesa, ganhou destaque por desenvolver smartphones com ciclo de uso estendido.
Os materiais utilizados em seus produtos passaram a ser mais acessíveis e 100% recicláveis.
Ambipar
A empresa Ambipar, que já é uma referência na prestação de serviços ambientais, vem atuando ainda mais em projetos de reaproveitamento de matéria-prima da produção, principalmente na indústria de alimentos.
Projeto Tampinha Legal
O projeto Tampinha Legal, encabeçado e desenvolvido pelo Instituto Sustenplást, visa a entrega de tampinhas plásticas de garrafas pet em inúmeros pontos de coleta espalhados por Porto Alegre para maior circulação da matéria-prima.
A nível mundial, diversas multinacionais também já compreendem o impacto desta postura e vêm adotando ações circulares, como forma de estimular essa postura no mercado e com o seu público.
Marcas como Adidas, Nike, Coca-Cola, P&G, Phillips, HP, DELL e Unilever, por exemplo, já dedicam parte de seu tempo e dinheiro em iniciativas que visem promover a economia circular, e colhendo seus frutos.
Ondoolado: acreditamos num futuro sustentável
A Ondoolado apoia a economia circular com embalagens que respeitam o meio ambiente e podem ser reutilizadas quantas vezes for necessário.
Conheça os nossos produtos e conte conosco para uma economia que preserva e valoriza nossos recursos e bens!