fbpx

Frete grátis para todo o Rio Grande do Sul. visite nossa loja!

Impacto do papelão no meio ambiente em comparação a outras matérias-primas

mão segurando sacola de papelão para reduzir o impacto do papelão no meio ambiente

O impacto do papelão no meio ambiente é quase nulo. Por isso, é um dos principais motivos de diversas marcas e iniciativas buscarem por este material como alternativa para embalagens de produtos.

Se comparado com outros tipos de resíduos comumente utilizados para embalar ou armazenar, ele ainda se mostra uma opção de menor prejuízo para a natureza.

Já que possui um tempo de decomposição bem menor e não causa estrago e contaminação no solo.

Neste texto vamos falar sobre os impactos do papelão no ambiente e porque ele é o melhor material para embalar produtos. Boa leitura!

Papelão prejudica o meio ambiente?

Não, papelão não prejudica o meio ambiente.

Porém, assim como outros tipos de materiais descartados no meio ambiente de forma inadequada, se jogado nas ruas, o papelão pode entupir os bueiros. Causando enchentes e inundações em dias de fortes chuvas.

Dessa maneira, todo e qualquer lixo pode acabar sendo levado para rios, poluindo as águas e toda uma flora.

O papelão é material biodegradável, ou seja, ele se decompõe naturalmente.

Mas é preciso ficar atento, pois se for enterrado, perde o contato com o ar, o que impede que desmanche.

Situação comum quando o material é misturado com outros tipos de resíduos em aterros sanitários.

Resíduos de embalagens e seu descarte incorreto

De acordo com a Resíduo All, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Sendo que 80% delas são usadas uma única vez e depois são descartadas.

Esse montante nem diz respeito ao todo, já que muitas delas nem chegam aos aterros porque acabam sendo descartadas de forma incorreta na natureza. Gerando um prejuízo ambiental ainda maior.

A área composta por lixo oriundo de barcos, plataformas petrolíferas e reunido pelas correntes marítimas, equivalia a um espaço igual ao tamanho de dois Estados Unidos.

O problema não está nos materiais em si, mas no descarte incorreto dos produtos que poderiam ser reciclados ou reutilizados, mas acabam indo parar em terrenos a céu aberto.

Quanto tempo o papelão demora para se decompor na natureza?

O papelão se destaca pelo seu menor impacto no meio ambiente.

Mesmo existindo muitos tipos de materiais à disposição, com diferentes técnicas de produção, possibilidades de reciclagem, velocidade de decomposição e outras particularidades.

O papelão, entre tantas outras matérias-primas, é o que possui um menor tempo de existência até a sua decomposição.

O papel e o papelão levam cerca de seis meses para se decompor na natureza.

Podendo ser reciclado, mas permitindo que, por conta da suas fibras, que perdem características físico-químicas durante os vários processos de reciclagem, venha a ser decomposto num curto período de tempo.

Quanto tempo leva para um plástico se decompor?

O plástico pode levar até 450 anos para se decompor. Ele pode ser dividido em PVC, PET e polietileno e o polipropileno.

Todos apresentam riscos à saúde, alguns em maior e outros em menor grau, por conta de suas toxinas.

Se compararmos embalagens de papelão com as de plástico, é muito visível a vantagem do primeiro em relação ao segundo em termos de preocupação com o planeta.

Quantos anos o vidro demora para se decompor?

O tempo de decomposição da borracha e de materiais de vidro, é indeterminado. Ou seja, pode ficar milhares de anos no ambiente, além de contaminar o solo e os rios.

Enquanto o metal e demais componentes de equipamentos levam cerca de 450 anos para se decompor.

Ondoolado: as possibilidades sustentáveis do papelão

As possibilidades do papelão enquanto matéria-prima são inúmeras e caminham lado a lado com a sustentabilidade, já que se apresentam menos agressivas ao meio ambiente se comparados com outras matérias.

Além de durável, biodegradável, renovável e reciclável, a alternativa tem taxa de 77,3% de reciclagem, sendo que 66,9% da matéria por si só é produzida a partir de fibras recicladas, conforme divulgado pela Empapel em seu portal.

Ou seja, um constante trabalho de educação, inovação, investimento, comunicação e dedicação já são e podem ser ainda mais impactantes no que diz respeito a uma mudança positiva no comportamento consciente das pessoas.

E é neste caminho que a Ondoolado anda. Quer optar por escolhas mais benéficas ao meio ambiente também? Reduza danos e conte conosco para isso!

Conheça a nossa linha completa de produtos que respeitam o meio ambiente e reduzem os impactos do papelão no meio ambiente.