Entenda como fazer mudança de forma organizada e fácil, sem muito estresse.
Mudança é movimento, então, convenhamos: ela pode ser muito mais positiva do que você inicialmente espera.
Por menos coisas que você tenha, tudo ganha volume e, quando você nota, há mais coisas do que você imaginava.
Provavelmente você deve estar se perguntando como começar a organizar uma mudança sozinha? Calma! Vai dar tudo certo! A gente só precisa se organizar.
Como organizar a mudança residencial?
Sabemos que nem sempre ela é intencional e planejada. Pelo contrário.
Muitas vezes é preciso sair às pressas, sem muito tempo. Mas, acredite: iniciando o processo de forma organizada, a mudança de casa pode ser mais tranquila e eficiente do que você pensa.
Veja o que fazer antes de se mudar!
Prepare-se com antecedência
Prepare-se com antecedência e verifique o tipo de coisas que você possui, para então, pensar na melhor maneira para transportá-las.
Faça uma lista para organizar os itens da mudança e saber o tipo de material que vai te ajudar nisso. Caixas, sacos, papéis, fitas adesivas, e por aí vai.
Separe os itens nas seguintes categorias:
- Não pode molhar: livros, papéis, cadernos, roupas;
- Pode quebrar: louças, copos, porta-retratos e objetos de vidro;
- Pode riscar: eletrodomésticos, objetos pessoais.
Isso significa que essa não é uma tarefa que deve ser deixada para a última hora.
Primeiro porque dá trabalho. Segundo porque demanda tempo, cuidado e atenção, e por isso precisa ser feito com calma. E, terceiro e principal motivo: imprevistos acontecem e você não precisa ser pego de surpresa com mais essa demanda.
Um detalhe, inclusive, que não pontuamos por acreditar que é óbvio (mas como o óbvio só é aquilo que é dito), é: conheça a sua próxima morada.
Isso significa que visitar este espaço vai te ajudar muito a se preparar já no empacotamento da mudança.
Muitas vezes o novo lugar precisa de manutenções que devem ser providenciadas com antecedência para que você não tenha que empacotar e desempacotar em vão.
Reconhecer o local também ajuda a decidir o que vai antes, o que pode esperar, o que vai em cima, de acordo com o espaço e disposição dos cômodos, e por aí vai.
Planilha para organizar mudança
Providenciar uma planilha para organizar a mudança é uma ótima maneira de iniciar essa tarefa.
Além de servir como uma aliada, essa planilha será um checklist de mudança para a saída e entrada na casa nova.
Ela pode ser feita em papel impresso ou em uma tabela virtual. Você decide a melhor forma de se organizar quanto a isso.
O importante é que ela tenha linhas e colunas que te permitam elencar prioridades e ordenação dos itens, tipos de coisas, cômodos etc., para uma conferência na saída da casa antiga e entrada na casa nova, como um checklist.
Comece a embalar os objetos com antecedência, com calma, utilizando a lista das prioridades e “departamentos de itens” para te ajudar.
Iniciar pelo que não for prioridade pode ser uma boa, afinal, você ainda não se mudou e vai precisar usar algumas coisas.
Quer exemplos? Enfeites da estante, os documentos guardados no fundo do armário.
Roupas de festa ou da próxima estação e que você não vai usar agora, aquele jogo de talheres usado apenas em momentos especiais ou guardado por consideração a avó. Comece por eles!
Como fazer mudança de forma organizada?
Separe as caixas de papelão, malas, plástico bolha, fitas adesivas, pastas, envelopes, sacos plásticos e demais materiais necessários para iniciar esse processo.
Os sacos plásticos e pastas são muito úteis para guardar documentos, cadernos, livros, revistas, e outros itens que você precise proteger de sujeira, umidade ou mesmo evitar que amassem.
E quando falamos que essa mudança pode ser algo bom, não apenas pelo recomeço em outro lugar, é porque nesta arrumação você pode repensar aquilo que realmente ainda precisa.
Da mesma maneira, definir o que pode seguir outros rumos e, até mesmo, beneficiar outras pessoas. É o caso de roupas e outros objetos pessoais. Uma ótima chance de deixar para trás tudo que for desnecessário.
Aliás, desfazer-se de algo, possibilita que você tenha mais espaço para adquirir novas coisas e construir novas memórias também.
Como organizar mudança em caixas?
Organizar caixas para mudança é uma ótima forma de se achar na confusão depois.
Por isso, novamente aquela planilha vai ditar as regras da ordenação dos itens, por caixa, para a hora de carregar a sua mudança.
Procure, inclusive, deixar a mudança em um local seguro e reservado até o momento do carregamento, e evitar perder ou ter outros problemas com as suas coisas.
Enumerar as caixas vai te ajudar a armazenar, instruir quem for te ajudar a carregar ou descarregar e encontrar alguma coisa, em caso de emergência.
A identificação escrita, com uma pequena descrição do que ela está armazenando, é uma maneira muito eficiente de ter este controle. Por isso, use e abuse das etiquetas coloridas.
As caixas de mudança da Ondoolado além de possuírem alça, tem uma lista para você marcar os produtos e itens que estão dentro.
Dicas extras para mudança
Solicite o desligamento de serviços, como água, luz e internet, além de alterar o endereço para recebimento de correspondências, para não perder entregas importantes ou ter a energia elétrica cortada na casa atual porque esqueceu de pagar a conta da antiga.
Avise os vizinhos e conhecidos sobre a sua mudança. Eles também poderão te ajudar com a questão da correspondência ou ao menos testemunhar que você não está mais naquele espaço.
Ao sair de casa, confira a planilha. Ao chegar na casa nova, confira novamente, item por item, inclusive de dentro das caixas, realizando o checklist de mudança que havíamos mencionado ainda lá no início.
Desembale tudo aos poucos, com calma. Respeite a sua planilha.
Tenha um kit sobrevivência, como uma mochila de viagem, com itens básicos de higiene, roupas, peças de cama e banho e documentos importantes, que precisam ser encontrados com facilidade.
Nunca se sabe o que pode acontecer neste processo e você precisa ser seu maior aliado.
E, se apesar de todas essas dicas você ainda continuar confuso sobre como fazer mudança de forma organizada, você ainda pode contratar profissionais especializados.
A nossa dica é buscar por empresas de mudança ou um personal organizer, que irá cuidar de tudo. Principalmente da parte de embalar e desembalar seus objetos.
Boa sorte na sua mudança!