Você já se perguntou como é feita a reciclagem do papelão, já que cerca de 85% dos produtos comercializados em todo o mundo estão embalados com este material?
O papelão está muito presente em nossa rotina, e com a reciclagem é possível reduzir os impactos do descarte incorreto, além de gerar renda para muitas famílias.
Neste texto você confere o processo de reciclagem do papelão e seus benefícios. Acompanhe!
Como o papelão é feito?
O papelão é produzido a partir de papéis compostos de fibras da celulose, que são virgens ou reciclados.
Normalmente é utilizado na fabricação de caixas, podendo ser liso ou enrugado.
A reciclagem do papelão é muito importante para a conservação ambiental. Além de incentivar a economia circular e gerar renda para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com dados divulgados pela Revista Galileu, somente 50% das embalagens produzidas em papelão em todo o mundo são recicladas.
O Brasil figura entre os principais países recicladores de papel do mundo. Em 2018, 5,1 milhões de toneladas retornaram para o processo produtivo.
O índice de reciclagem geral para o papel é de 66,9% (2019), conforme reproduzido no site da Associação Cempre.
Reciclagem de papelão
Não é todo o tipo de papelão que pode ser reciclado, existem apenas dois que podem ser desmanchados e virar papelão novamente, são eles:
- Corrugado: utilizado para embalar materiais.
- Papelão plano: encontrado em embalagens de cereais, caixas de sapato, alimentos congelados, e outros tantos.
Uma forma de reaproveitamento de materiais é o artesanato com reciclagem de papelão. Existe uma infinidade de objetos e utensílios que podem ser confeccionados com o que seria descartado.
Como funciona o processo de reciclagem de papelão?
O processo de reciclagem de papel e papelão inicia por meio do recolhimento do material.
Ele se dá por catadores, autônomos ou vinculados a cooperativas, coleta seletiva, nas cidades que contam com este serviço, ou por empresas parceiras que precisam descartar suas sobras.
O montante é levado até galpões para triagem e lá são separados.
Depois disso, o material é prensado com o auxílio de prensas próprias para isso, transformando-se em grandes fardos.
Esses fardos são levados até empresas de reciclagem de papelão e colocados numa máquina chamada desagregador.
Estas máquinas trituram o material, como se fossem um grande liquidificador, para depois encaminhar o resíduo até uma esteira onde são separadas as fibras de papel.
Depois disso é feita centrifugação, que consiste na separação de impurezas, como areia e grampos, que ainda podem estar presentes no material.
E, depois de alguns processos químicos para a remoção da tinta, para “clarear” o material, a pasta resultante é encaminhada à uma prensa para secar.
Outros processos ainda são feitos para que o papelão seja transformado em rolo. E, depois disso, ele volta para o mercado como papelão reciclado, oportunizando novos usos.
O impacto da reciclagem de papelão
É importante ressaltar que a prática da reciclagem impacta diretamente na preservação ambiental, desenvolvimento social e alternativa econômica.
Confira os benefícios da reciclagem de papelão ondulado:
- Novo uso a uma quantidade de material que seria descartado, muitas vezes, incorretamente, gerando poluição;
- Cede lugar a alternativas que permitem recriar a partir do que já existe no planeta;
- Permite o engajamento comunitário e estimula a geração de emprego e renda para grande parcela das pessoas;
- E ainda leva economia para empresas que podem trabalhar com o material alternativo ao invés de adquirirem novos insumos.
A reciclagem de papelão no Brasil e no mundo, portanto, contribui consideravelmente com o meio ambiente.
É por meio dela, inclusive, que se evita que se derrubem mais árvores e se utilize água para o processo de fabricação de mais papel novo.
E por mais difícil que seja pensarmos em ações imediatas de grande alcance, é válido lembrar que ainda existem os pequenos atos, como a separação correta no descarte residencial ou em ambientes de trabalho.
Como fazer o descarte de papelão corretamente?
Informe-se no seu bairro e cidade se existe uma coleta seletiva e quais os dias que ela passa para recolher a doação de papelão para reciclagem.
Da mesma forma, verifique se existem catadores que passam na sua rua e deixe o material em livre acesso para ser retirado.
É importante que você separe o papelão de outros materiais, evitando a contaminação e deterioração do material.
É sempre válido começar a mudança de forma individual para depois disseminá-la com mais propriedade por onde a gente circula.
A Ondoolado acredita nas pequenas ações e está a sua disposição para ampliar este debate, conte conosco!